A talhe de foice
Plano C
PCP
O nosso Congresso<br>e os dos outros
Não é só porque ainda temos na retina um Portas lacrimejante num cenário cinematográfico, com um garrafal «obrigado, Paulo» na abertura do congresso do CDS no fim-de- semana passado, numa imagem síntese da política-espectáculo. É sobretudo porque agora que se começam a realizar as primeiras reuniões de discussão do XX Congresso do PCP, merece a pena assinalar as profundas diferenças entre a preparação de um congresso de um partido revolucionário, enraizado nos trabalhadores e no povo, e dos outros todos.
Crónica Internacional
Degradante…
Actual
Máscara(s)
Actual
Imperialismo.com
Actual
Os «novos» utentes
Situação de excepcional gravidade
Matosinhos acolheu, na segunda-feira, 14, o maior protesto de sempre realizado por produtores de leite e de carne «em defesa da produção nacional» e «contra as práticas comerciais abusivas da grande distribuição».
Os direitos das mulheres <br>não podem esperar
Sob o lema «Movimento de Mulheres em Movimento – Transformar a Vida – Transformar o Mundo», no sábado, 12, uma grande manifestação de alegria, confiança, exigência e luta, promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), invadiu a cidade de Lisboa.
«É possível um País melhor»
O PCP encheu por completo a Alfândega do Porto, no sábado, 12, num comício evocativo do seu 95.º aniversário, cujas comemorações decorrem sob o lema «Sempre com os trabalhadores e o povo, pela democracia e o socialismo».
Democracia e socialismo
As comemorações do 95.º aniversário do Partido estão a dar azo à realização de centenas de iniciativas em todo o País, envolvendo milhares de militantes e simpatizantes e levando mais longe o ideal e o projecto do PCP.
Confiança e entusiasmo no Seixal
Marcha atrás na destruição, para avançar
Trabalhadores e membros de ORT, eleitos autárquicos e na Assembleia da República, membros de comissões de utentes e dirigentes do PCP, incluindo o Secretário-geral do Partido, debateram, faz hoje uma semana, os transportes públicos e a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.
Preservar e divulgar<br>o património
Dar dignidade à vida
O PCP editou um novo folheto que sustentará um vasto conjunto de acções de contacto com reformados e pensionistas. Valorizar pensões e reformas e combater a pobreza são as exigências centrais.
Maior, melhor e mais acolhedora
A Festa do Avante! deste ano, a 40.ª Festa, será inesquecível por incorporar pela primeira vez o novo terreno da Quinta do Cabo. Mas há mais melhorias à vista.
Criatividade, ousadia<br>e persistência
Campanha chega longe
Amanhã, 18, vários deputados do PCP vão estar junto a empresas e locais de trabalho a mobilizar contra a precariedade, numa acção integrada na campanha que o Partido tem em curso.
Lutar pela igualdade
Controlo público da banca
PCP debate refugiados
Empresários comunistas
Organizar e intervir
Por direitos e salários dignos
Em diversas empresas, os trabalhadores e as organizações que os representam mantêm-se firmes na luta por salários justos, denunciando uma política que deixa «migalhas» para os trabalhadores e atribui dividendos «chorudos» aos accionistas.
Inadmissível ingerência
O facto de a Comissão Europeia manter Portugal em «desequilíbrio macroeconómico excessivo» e de apelar a «medidas adicionais» relativamente ao Orçamento do Estado para 2016 é «um inaceitável procedimento», afirma a Intersindical.
Herança pesada exige<br>ir mais longe
STAL, Frente Comum e Fectrans valorizam a reversão de algumas das medidas e orientações do anterior governo PSD/CDS no OE2016, mas reclamam respostas mais profundas de encontro às legítimas aspirações do povo e dos trabalhadores.
Das palavras aos actos
Com os trabalhadores<br>do Novo Banco
Greve no «Económico»
Avanços dão mais força<br>à luta por um futuro melhor
O País dispõe já do Orçamento do Estado para 2016. A sua aprovação em votação final global culminou o debate na especialidade, com os votos favoráveis do PS, PCP, PEV e BE, os votos contra do PSD e do CDS, a abstenção do PAN.
Elementos positivos
Propostas do PCP aprovadas<br>na especialidade
Em luta por uma educação <br>pública
No dia 10 de Março, os estudantes do Ensino Básico e Secundário saíram à rua em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade. Esta luta, desde a sua preparação, teve expressão em 95 escolas de todo o País e culminou, na quinta-feira, com 35 acções de protesto em todo o País.
Alargar a luta pela paz
O Conselho Português para a Paz e Cooperação e a Câmara Municipal de Almada promovem, no sábado, 19, em Almada, um seminário internacional sobre «A actualidade da luta pela Paz».
Seixal contra <br>a privatização da EGF
Derrotar a lei antilaboral
Centenas de milhares de trabalhadores, estudantes e pensionistas participaram, dia 9, numa das maiores jornadas de luta dos últimos anos em França.
Irrupção populista
O partido da chanceler Angela Merkel e os seus parceiros sociais-democratas no governo foram os mais penalizados nas eleições realizadas, dia 13, em três estados alemães.
«Vencedor» chumbado<br>no parlamento
TC polaco enfrenta governo
Brexit
Vitórias de Cuba<br>e do seu povo
O presidente dos EUA inicia no próximo domingo uma visita a Cuba no quadro do processo de normalização das relações entre os dois países, o qual se encontra ainda por concluir.
Economia global em crise
Fukushima mata até os robots
Obama culpa aliados <br>pelo caos na Líbia
Parcerias Público Privadas<br>lesam o Estado
As PPP custaram ao Estado 1487 milhões euros em 2015 e em 2016 esses custos sobem para 1690 milhões euros. As taxas de rentabilidade obtidas pelos grupos privados que obtiveram essas concessões (entre cerca de cinco por cento e 17 por cento) resultam de contratos leoninos lesivos para o Estado. É urgente inverter esta política.